Criatividade
- Adriano Araujo
- 21 de dez. de 2022
- 4 min de leitura
Muitas vezes as pessoas se levam a acreditar que criatividade é um dom, uma dádiva que o individuo recebeu e que se ele não foi "iluminado" com esta característica então jamais ele o será. Mas, isso é realmente uma verdade?

Criatividade é a capacidade de criar ou inventar algo novo. Simples assim. Ela é uma habilidade nata que todo ser humano possui e que é clara e evidente em uma criança mas, comumente com o passar dos anos, através de uma bela moldada cultural feita por nossa sociedade moderna, esta habilidade vai sendo podada até se extinguir na fase adulta, muito em função de parâmetros normativos, regras, desempenho e expectativas.
Acredito que é possível para qualquer pessoa recuperar sua capacidade criativa, independente da idade ou estágio de vida e sei que para tal, é preciso ser paciente consigo mesmo pois é um processo que não possui uma previsão de tempo para ocorrer já que, em primeiro lugar é individual e único em cada um; segundo, é algo que exige autocompaixão porque você terá que se compreender, se aceitar e se perdoar para que você tenha paciência com você mesmo; e em terceiro lugar é estar com sua mente e coração serenos para que seus pensamentos fluam com facilidade e clareza.
Existem alguns pontos ou hábitos que podemos exercitar em nosso dia a dia que são capazes de aguçar nossa percepção de mundo e nos tornam mais livres para criar: ser observador, ser curioso, ser corajoso e se permitir sonhar.
Ser observador é prestar atenção a vida que acontece ao seu redor. Isso o torna mais sensível quanto a perspectiva do mundo que te rodeia. Começar a prestar atenção a paisagem que esta ao seu redor é um excelente exercício que pode ser feito em qualquer lugar. No caminho ao trabalho você pode observar as pessoas caminhando nas calçadas, as árvores, se são grandes ou pequenas, se são bonitas, retorcidas ou retas, você pode olhar para cima e reparar o céu, o sol ou a lua, os pássaros. Você pode realmente observar tudo que acontece ao seu redor e perceber que você faz parte de um todo que esta acontecendo no momento.
"Acredito que é possível para qualquer pessoa recuperar sua capacidade criativa, independente da idade ou estágio de vida e sei que para tal, é preciso ser paciente consigo mesmo."
A curiosidade move o mundo. Ser curioso é procurar saber como as coisas ao seu redor funcionam, ou como foram feitas ou quem as fizeram. Ser curioso principalmente quanto as coisas e acontecimentos do seu cotidiano inúmeras vezes irá te levar a uma solução de algo que você esta resolvendo e se sente meio travado para concluir a etapa necessária da sua criação, mesmo que uma coisa não tenha absolutamente nada a ver uma com a outra, insights acontecem o tempo todo. Então, se achou algo legal, como por exemplo um jeito diferente que uma porta abre ou uma forma diferente de um potinho de iogurte ou um grafite diferente em um muro, porque não parar e dar uma olhadinha mais de perto e procurar entender o que você realmente esta vendo!
Ser corajoso, ao meu ver, um ponto básico para qualquer processo criativo. Lembre-se, criatividade é a capacidade de criar ou inventar algo novo, e para tal você precisará realizar testes, botar a ideia a prova e ver se o que foi planejado esta realmente acontecendo e correr o risco de ter que recomeçar tudo novamente, como por exemplo em uma pintura. Para se atingir um efeito imaginado é preciso tentar, não há como você saber se a cor que você imaginou com um certo nível de diluição da tinta irá ter aquele efeito esperado senão tentando, e caso o resultado não seja satisfatório, normalmente você irá recomeçar do zero. Arrisque, seja corajoso, tire suas ideias do papel e tente. Não importa se você tentar um, duas ou dez vezes, a única certeza que você terá é que ela não acontecerá se você não tentar.

Um vasto mundo de ideias e possibilidades é o mundo dos sonhos e se permitir sonhar é ter acesso constate a este mundo. Quando estamos sonhando, imaginando algo, estamos literalmente criando. Não importa quão fantástica ou absurda é o nosso sonho, o fato é que em nossa mente estamos criando uma nova possibilidade e, ter a habilidade de trazer esta possibilidade para o nosso mundo físico que nos trará a satisfação e a alegria de se iniciar um novo projeto. Então, permita-se sonhar, fantasiar coisas, objetos, ou situações pois é isto que trará a você novas ideias e novas criações que ainda em nosso mundo físico não existem.
Você pode também inserir no seu dia a dia alguns estímulos extras que irão lhe manter inspirado e motivado tais como:
Se interesse pelo outro - ouvir histórias de sucesso ou simplesmente histórias de vida pode nos trazer grandes lições e nos estimular a procurar um algo mais em nosso caminho. Saber como uma pessoa resolveu algum problema ou achou a solução para seu questionamento pode ser o detalhe chave que faltava para que sua ideia funcione. Desta forma leia e procure saber mais sobre pessoas que você ache interessante, procure conversar e interagir com pessoas que você admire ou simplesmente procure entender, ajudar e compartilhar ideias com seus amigos.
Não se cobre demais - saiba quais são seus limites. Muitas vezes se cobrar demais e manter uma expectativa muito alta sobre você mesmo e estas expectativas podem estar um pouco acima das suas próprias capacidades. Expectativas muitos altas causam ansiedade, e ansiedade nervosismo o que por sua vez pode gerar o famoso bloqueio criativo. Lembre-se uma mente tranquila e serena é uma mente produtiva.
"Criatividade é algo que exige autocompaixão porque você terá que se compreender, se aceitar e se perdoar para que você tenha paciência com você mesmo"
Não tente abraçar o mundo - é comum que uma pessoa criativa tenha mil ideias e veja possibilidades em tudo, mas, lembre-se que ser criativo não quer dizer que você domine várias áreas então procure dedicar-se a que você desenvolva suas ideias com mais facilidade. A facilidade em desenvolver algo é a melhor maneira de você conseguir identificar que esta trabalhando dentro da área que possui maior aptidão, desta forma as coisas irão fluir com mais eficiência e você terá mais prazer e alegria ao faze-la. Você se sentirá realmente útil em sua vida.
Então, vamos exercitar nossa criatividade?!
Espero que tenham gostado do meu texto e até o próximo!
Gratidão por ter lido!
Comments